O primeiro candeeiro de crochet que executei para a minha casa foi o abajur bege que já partilhei aqui.
Motivada para criar um segundo modelo, aceitei a excelente sugestão de uma amiga, a quem agradeço desde já a inspiração!
Tal como ela fez, comprei um candeeiro suspenso com abajur em plástico branco, que serviu de molde e suporte para uma capa que executei em crochet. Evitei, assim, ter de endurecer a peça de crochet (tal como tinha feito no abajur bege). Outra grande vantagem está na limpeza fácil do candeeiro: basta remover a capa de crochet que é lavável e passar um pano húmido no abajur de plástico.
O modelo da peça de crochet que executei foi totalmente pensado por mim.
Partilho, de seguida, como a ideia cresceu e foi concretizada:
Materiais utilizados:
Fio de algodão de crochet bege nº 6
Agulha de crochet nº 3
Candeeiro suspenso com abajour em plástico branco
Execução:
Comecei por escolher um esquema de quadrado de crochet que me pareceu assemelhar-se a um sol ou a uma estrela. Executei 9 quadrados que, unidos, formaram uma faixa à medida da zona inferior do abajur.
Seguidamente, iniciei a zona superior da capa, trabalhando de cima para baixo.
Executei um cordão com correntinhas de crochet com a medida do bordo superior do abajur de plástico e uni as extremidades.
Continuei a tecer a peça usando um padrão que escolhi.
Para proceder ao aumento da largura da peça fui aumentando o número de correntinhas entre o zigue-zague do padrão, acompanhando o contorno do abajur.
Assim que obtive o comprimento necessário, procedi à união desta peça com a faixa de quadrados, usando um cordão de correntinhas e ponto baixo para prender num e noutro lado, alternadamente, num efeito de zigue-zague.
Para a peça de crochet se manter devidamente ajustada ao ababur de plástico teci uma carreira de pontos altos bem apertada no rebordo de baixo, que ficou perpendicular ao restante trabalho (como uma aba). Para um acabamento mais gracioso, apliquei ainda uma carreira de pontos picot de crochet (3 cordões de crochet unidos no mesmo ponto), cada picot intercalado por 5 correntinhas.
No rebordo de cima, apliquei o mesmo acabamento, usando o ponto picot.
Adorei o resultado!
Tanto de dia...
... como de noite, quando a luz é acesa e evidencia todo o trabalho em crochet!
Gostou da ideia? Porque não experimenta fazer uma peça personalizada para si?
Ficou muito bonito!
ResponderEliminar