Recentemente visitámos o Monte do Pilar, situado na Póvoa de Lanhoso, no norte de Portugal para conhecer melhor o Castelo de Lanhoso e o Santuário de Nossa Senhora do Pilar.
Estrategicamente erguido sobre o maior monólito de granito de Portugal, este tranquilo local está repleto de história, com vestígios de ocupação humana desde milénios antes de Cristo, incluíndo pelos Romanos.
Começámos por apreciar o Santuário e o seu conjunto de capelas, uma réplica do Santuário do Bom Jesus (de Braga), construído com as pedras das muralhas do castelo lá existente.
Seguimos, depois, para o Castelo, situado na retaguarda do Santuário. O principal testemunho deste castelo é a sua Torre de Menagem, que se encontrava lindamente decorado com um manto de papoilas artificiais.
Também no seu interior havia uma árvore decorada que convidou a umas fotografias mais artísticas...
É interessante conhecer algumas histórias dramáticas que aqui tiveram lugar... Reza a história que este castelo serviu várias vezes de abrigo a D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, nomeadadamente após a Batalha de S. Mamede, quando foi detida pelo seu próprio filho. Também neste castelo, um alcaide, suspeitando de infidelidade da sua esposa, terá lançado fogo à alcáçova com a mesma e seus serviçais (acusados de cumplicidade) lá dentro. Relatos antigos referem que ninguém sobreviveu ao incêndio.
Classificado como Monumento Nacional, este castelo é considerado um dos mais antigos de Portugal.
Vale a pena passar por lá!...
Fica a sugestão para o fim de semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário