sábado, 4 de junho de 2016

Abajur bege de crochet / Crochet beige lampshade

























Nos últimos anos, o crochet foi reinventado com diversas finalidades e utilidades, desde modernas peças de vestuário a incríveis peças decorativas. São infindáveis as suas aplicações! E eu sou uma verdadeira apreciadora desta arte!
O abajur de crochet que partilho hoje foi o primeiro que decidi fazer com esta técnica para a minha casa.
Para o concretizar decidi criar um molde em forma de abajur, para o qual usei uma bacia de plástico rígido. Para aumentar a altura do molde usei cartão, que foi colado com fita adesiva. Por fim, cobri todo o molde com papel aderente.





















Iniciei o abajur com um círculo de cerca de 5cm que era a medida necessária para ser colocado na suspensão que comprei. Usei um padrão de crochet que me permitiu aumentar, facilmente, a largura do abajur, para acompanhar o contorno do molde.















Continuei o trabalho em crochet, ajustado ao molde que criei, até atingir a medida pretendida.
Terminada a peça de crochet, procedi ao seu endurecimento de acordo com uma receita de uma mistura endurecedora (termalina caseira) que encontrei em vários sites na internet.

Para preparar termalina caseira bastou misturar, muito bem, 2 medidas de cola branca, com 1 medida de água e 0,5 medida de álcool, e ficou pronta a usar. 

Mergulhei a peça de crochet nesta mistura e coloquei no molde. Deixei secar um pouco e apliquei mais termalina com a ajuda de um pincel. Isto pode ser feito até obter a consistência pretendida para a peça. Quanto mais camadas de termalina aplicar mais endurecida fica a peça. O meu filhote, interessado na produção do seu candeeiro, participou orgulhosamente neste processo.




















Deixei a peça de crochet secar sobre o molde. Depois de seca, a peça tecida ficou endurecida. Apesar de parecer que a mistura endurecedora vai alterar a cor do fio usado, depois de secar, a cor fica idêntica. O resultado foi este:





















Faltava apenas experimentar na suspensão.














A originalidade e efeito decorativo da peça encantou-me!...
Porque não experimentar, também, e criar o seu candeeiro personalizado?




2 comentários:

  1. Excelente trabalho e original sem duvida!

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta ideia é tao moderna mas feita com artes manuais tao antigas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...