quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ILHA DA MADEIRA 2016 (4º Dia): Eira do Serrado (e Curral das Freiras) - Pico do Areeiro e Ninho da Manta - Ribeiro Frio - Miradouro dos Balcões

O quarto dia que passámos na Madeira em Agosto de 2016 (clique aqui para visualizar o terceiro dia) foi, sem dúvida, arrebatador!

EIRA DO SERRADO (e Curral das Freiras)

Após um belo pequeno-almoço, começámos o dia em direção ao Miradouro Eira do Serrado, situado a uma altitude de 1095m, com esperança de conseguir avistar o "coração" da Ilha: a freguesia de Curral das Freiras e as enormes montanhas que a rodeiam.
A estrada que percorremos em direção a este miradouro pareceu-nos muito estreita, principalmente quando cruzávamos com autocarros em sentido contrário, mas a paisagem prometia e seguimos confiantes!

Estrada a caminho da Eira do Serrado

Quando chegámos ao Miradouro Eira do Serrado ficámos impressionados com a sua altitude e com a paisagem que oferecia!

Miradouro Eira do Serrado

É impressionante perceber o isolamento de Curral das Freiras, rodeada de montanhas!

Curral das Freiras vista a partir do Midarouro Eira do Serrado

As enormes montanhas, que compõem o maciço central da Ilha, completam uma paisagem soberba!

Curral das Freiras rodeada pelas montanhas do maciço central da Ilha

Vista do Miradouro Eira do Serrado

Vista do Miradouro Eira do Serrado para o vale de Curral das Freiras

Animados com a belíssima paisagem, seguimos em direcção ao Pico do Areeiro. Após serpentearmos encosta acima, encontrámos outro miradouro que nos proporcionou uma nova perspectiva do maciço central.

Vista sobre o maciço central da Ilha que rodeia Curral das Freiras

Paisagem a caminho do Pico do Areeiro

PICO DO AREEIRO e NINHO DA MANTA

Pico do Areeiro, com 1818m de altitude, é o segundo ponto mais alto da ilha da Madeira, a seguir ao Pico Ruivo com 1862m. Assim que chegámos identificámos a polémica Estação de Radar nº 4 da Força Aérea Portuguesa. Além do impacto negativo na paisagem, esta estação interfere no espaço ocupado pela Freira da Madeira (Zino's Petrel), uma espécie endémica da ilha que detém o estatuto de ave marinha mais ameaçada do mundo, com apenas 30 casais a nidificarem nestes maciços rochosos.

Aqui encontrei a paisagem que mais me impressionou na ilha da Madeira! A partir do Miradouro do Pico do Areeiro é possível ter uma perspectiva incrível sobre as montanhas que constituem o maciço central da Ilha!

Vista das montanhas a partir do Miradouro do Pico do Areeiro

Com as nuvens abaixo dos nossos pés, parecia que estávamos no céu!

Neste local tem início a belíssima vereda entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo. Trata-se de um percurso pedestre de dificuldade elevada, com dois troços possíveis, o menor com 5,6 km de extensão e o maior com 7 km. Partindo do Pico do Areeiro é possível atingir o Miradouro do Ninho da Manta (assinalado na imagem em baixo), embora o percurso bastante acidentado não convide a passeios com crianças pequenas. Mas não resistimos! E com toda a cautela possível, avançamos em direcção ao Ninho da Manta, local onde, supostamente, nidificava a ave de rapina com o nome comum de Manta (Buteo buteo) ou milhafre.

Miradouro Ninho da Manta avistado a partir do Miradouro do Pico do Areeiro

Vista para o Miradouro Ninho da Manta

Cautelosamente (este perigoso percurso não é recomendado a quem tem problemas de vertigens...) seguimos pela estreita vereda.

Vertiginoso percurso entre o miradouro Ninho da Manta e o Pico do Areeiro

Percurso entre o Pico do Areeiro e o miradouro do Ninho da Manta

A noção do perigo é constante, e todo o cuidado é necessário para não haver um deslize... em direção ao precipício! Uma verdadeira aventura!

Percurso para o Ninho da Manta (desde o Pico do Areeiro)

Vereda entre o Pico do Areeiro e o Ninho da Manta

Estávamos radiantes quando chegámos ao Ninho da Manta! Nenhuma fotografia consegue captar a beleza, a imensidão da paisagem!

Chegada ao Ninho da Manta

O Miradouro parecia suspenso sobre as nuvens!!

Miradouro Ninho da Manta

Montanhas avistadas a partir miradouro do Ninho da Manta

Regressámos ao Pico do Areeiro (pelo mesmo caminho, claro!)... e palavras para quê? Uma beleza indescritível!
Estávamos radiantes por termos conseguido!

Após uma manhã tão enriquecedora regressámos ao Funchal, para almoçar e relaxar na "nossa" piscina!

RIBEIRO FRIO

No final do almoço, seguimos para Ribeiro Frio, com o grande propósito de percorrer uma levada!
Saímos do Funchal com sol mas, assim que subimos as montanhas, o clima mudou tornando-se cinzento e frio.
Ribeiro Frio situa-se num vale profundo no norte da ilha, rodeado de montanhas, onde existe uma vasta mancha da floresta Laurissilva.

Ribeiro Frio

Trata-se de um parque florestal  conhecido pelos seus belíssimos trilhos na natureza e pelas suas piscinas de cultura de trutas para repovoamento das linhas de água da Ilha.
Começámos por visitar estas piscinas, onde pudemos ver as trutas separadas por diferentes tamanhos.

Trutas pequenas em Ribeiro Frio

Trutas em maturação em Ribeiro Frio

Trutas adultas em Ribeiro Frio

Piscinas de cultura de trutas em Ribeiro Frio

Uma viagem à ilha da Madeira não ficaria completa sem conhecer uma das suas famosas Levadas! Decidimos por esse motivo conhecer os Balcões,

BALCÕES
Este pequeno trilho pedestre de cerca de 1,5km (+1,5km de volta), conhecido por ser muito acessível, tem início em Ribeiro Frio e termina numa paisagem arrebatadora no Miradouro dos Balcões, que proporciona vistas incríveis sobre o vale profundo da Ribeira da Metade e da freguesia do Faial. O percurso acompanha a levada da serra do Faial e permite encontrar importantes espécies vegetais e animais da floresta Laurissilva.
A queda de alguns chuviscos não nos demoveu e lá começámos o percurso, desde Ribeiros Frio até ao Miradouro dos Balcões.

Floresta exuberante a caminho do Miradouro dos Balcões

Levada que acompanhamos até ao Miradouro dos Balcões

Floresta exuberante a caminho dos Balcões

Quando chegámos ao miradouro tivemos uma sensação de cortar a respiração!! Sentimo-nos suspensos sobre a paisagem, ao nível das nuvens, num precipício belíssimo sobre o vale completamente coberto por floresta! Suberbo!

Miradouro dos Balcões.

O entusiasmo era ainda maior por sabermos estar perante uma mancha da valiosíssima floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial da UNESCO. Trata-se de uma floresta de grande diversidade biológica, conhecida como "produtora de água" e onde predominam espécies de árvores da família das laureáceas (do latim, Laurissilva resulta da conjugação de laurus com silva, que significa respectivamente loureiro e floresta). Originária da Macaronésia (região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), é nas terras altas da Madeira que esta floresta tem maior expressão e onde se encontra a sua maior e mais bem conservada mancha.

Vista a partir do Miradouro dos Balcões para Faial

Vista sobre o vale a partir do Miradouro dos Balcões.

Vista a partir do Miradouro dos Balcões

Vista sobre a floresta laurissilva a partir dos Balcões

Sabíamos que este local era ótimo para quem pratica observação de aves (birdwatching), mas não esperávamos uma visita tão próxima de um curioso tentilhão! Foi espetacular! Os miúdos estavam encantados com ele, sempre por perto, a saltitar e a cantar...

Tentilhão no Miradouro dos Balcões

Aves que podem ser avistadas nos Balcões

Regressámos ao carro, em Ribeiro Frio, muito satisfeitos com as duas caminhadas realizadas nesse dia! Os miúdos adoraram e portaram-se lindamente!!

De volta ao Funchal, passamos entre florestas que pareciam encantadas!... A Madeira não parou de nos surpreender, é um verdadeiro tesouro na Natureza!

Clique aqui para visualizar o 5º dia na Madeira...