domingo, 13 de dezembro de 2020
Grinalda de Natal 2020
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Bolachas de sementes de abóbora
![]() |
Sementes de abóbora trituradas |
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Escova de cabelo de madeira pirogravada
sábado, 26 de setembro de 2020
Fralda de pano para bebé (com avião de papel)
O contorno da fralda foi realizado nos mesmos tons, bege e azul. A técnica usada resultou da combinação de ponto de caseado e crochet, uma ideia já explicada noutra fralda que também já partilhei aqui.
Por fim decidi terminar com um elemento sempre elegante, um laço dourado.
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Escova de cabelo com Unicórnio
O unicórnio é um ser mitológico cuja origem é incerta e se perde nos tempos. A figura do unicórnio está presente na heráldica de alguns países, como a Escócia, onde é símbolo nacional e onde se celebra o seu dia, a 9 de Abril. Símbolo de pureza, castidade e força, este ser continua, ainda hoje, a alimentar o imaginário de miúdos e graúdos, com os seus misteriosos poderes.
Esta escova de cabelo de madeira foi idealizada para oferecer a uma fã de unicórnios. A técnica usada foi pirogravura e, além do desenho do unicórnio (que encontrei na internet), decidi adicionar alguns elementos decorativos e o nome da menina.
sábado, 18 de julho de 2020
Colheres personalizadas por pequenos grandes cozinheiros
Animados com toda a novidade, empenharam-se em criar elementos decorativos muito simpáticos, com recurso a lápis de carvão. Após cada um terminar a sua actividade, usei um pirogravador para fixar o trabalho.
No final, ambos ficaram muito felizes com a sua colher personalizada!
sábado, 11 de julho de 2020
Sobremesa com maçã ("doce da mãe da Cristina Ferreira" - com muito menos açúcar!!)

Colocar as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos num recipiente e levar ao microondas até a maçã ficar bem cozida (na receita original, a maçã é polvilhada com açúcar e canela e é levada ao forno até ficar cozida).

Esmagar toscamente a maçã com um garfo e dispor no fundo de numa travessa alta, que possa ir ao forno, onde o doce será servido. Polvilhar a maçã cozida com canela em pó.


Polvilhar com canela.
Sugestão: colocar no frigorífico... bem fresca sabe ainda melhor!
domingo, 28 de junho de 2020
Almofariz e pilão pirogravados


sábado, 6 de junho de 2020
Tapete de trapilho às riscas

O trapilho, também conhecido por fio de malha, é um material repleto de potencial para as mais diversas manualidades. Recorrendo a técnicas como crochet, tricot ou macramé podem ser criadas peças tão variadas como tapetes, cestos, roupas ou acessórios como bolsas, colares e pulseiras. Apesar de, actualmente, poder ser comprado em novelos fabricadas com cores e espessuras catalogadas, originalmente o trapilho resulta do aproveitamento de resíduos texteis, podendo variar imenso na sua espessura, cor e quantidade disponível! Se, por um lado, isso suscita verdadeiros desafios no planeamento de alguns trabalhos, por outro é sempre garantido um resultado único!
Recentemente surgiu a vontade de idealizar e tecer um tapete de casa de banho para a minha casa. As cores foram decididas para combinar com umas toalhas, e a técnica usada foi o crochet, com agulha n. 9.

Partilho, de seguida, algumas fotos da peça finalizada.
sábado, 16 de maio de 2020
Bolachas crocantes com claras
1 chávena (de chá) de claras
2 chávenas (de chá) de açúcar
2 chávenas (de chá) de farinha
1 colher (de café) de canela em pó
1 chávena (de chá) de manteiga

Cozer as bolachas até ficarem douradas nos bordos.
Remover as bolachas do forno e deixar arrefecer um pouco, para as retirar facilmente do tabuleiro. As bolachas ficam crocantes depois de arrefecerem.
quinta-feira, 7 de maio de 2020
Moldura pirogravada

sexta-feira, 1 de maio de 2020
As minhas maias em 2020
Comecei por criar uma circunferência em tecido, enformada por algum enchimento... uma alternativa mais ecológica às bases de esferovite!

Com um ponto básico de crochet, envolvi toda a base com trapilho (fio de malha) branco e cinza claro.

Como entendi que não deveria sair de casa para colher as giestas, que tanto aprecio nesta decoração, desta vez usei flores artificiais. Com estas flores a coroa facilmente irá manter-se intacta ao longo de todo o mês, sendo que as mesmas poderão, posteriormente, ser reutilizadas.

A decoração da coroa foi terminada com um laço simples, de trapilho branco.
