sábado, 7 de maio de 2016

Serra da Estrela (Portugal) em autocaravana / Serra da Estrela (Portugal) motorhome tour




A pensar em férias? Sempre com as mesmas dificuldades quando é necessário viajar com crianças?As férias com crianças são muito descomplicadas quando levámos a casa e todo o conforto connosco... para todo o lado! Em 2015, entre 20 e 27 de Março, preparámos uma viagem de autocaravana com o propósito de atingir o ponto mais alto de Portugal Continental, levando connosco a esperança de ver neve.

Uma viagem a recordar!


1º DIA: VILA VERDE - VILA NOVA DE GAIA
Partimos, ao entardecer, em direcção ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia. Além de todos os atractivos naturais, o parque dispõe de uma área reservada a autocaravanas, onde pernoitámos, com o intuito de visitar o parque na manhã seguinte.











2º DIA: VILA NOVA DE GAIA - AVEIRO
Começámos o dia com uma agradável caminhada pelo Parque Biológico de Gaia (a entrada estava incluída no valor pago pela utilização da área de serviço e pernoita). O miúdos conseguiram cumprir a totalidade do percurso, de cerca de três quilómetros, cheios de energia e entusiasmo, tantas eram as coisas para ver!















































































Após o almoço partimos em direcção a Aveiro, cidade conhecida como "Veneza Portuguesa". Estacionámos a autocaravana no parque de S. João e fomos passear com os miúdos, por entre edifícios de estilo "Arte Nova" e os famosos canais da ria de Aveiro.








Uma das principais imagens de marca de Aveiro são os barcos moliceiros. Estas elegantes embarcações, que outrora serviram para recolher o moliço (plantas aquáticas que crescem em água salgada e que constituíam a principal fonte de adubagem das terras agrícolas nessa zona), hoje são usadas para passeios turísticos. É imperdível apreciar a sua decoração colorida e humorística, bem como embarcar numa viagem pelos canais.






Imperdíveis são, também, os tradicionais Ovos Moles de Aveiro e as broinhas de ovos moles, que não deixámos escapar!

Com o aproximar da noite, decidimos jantar no bonito Fórum Aveiro, o primeiro centro comercial ao ar livre em Portugal, que em 1999 foi galardoado como o melhor centro comercial da Europa e que, entre outras características, possui um jardim suspenso. Depois do repasto regressámos à autocaravana e ao parque de S. João, onde acabamos por pernoitar na companhia de cerca de duas dezenas de autocaravanistas.


3º DIA: AVEIRO - BUÇACO - LUSO
Após um bom pequeno-almoço, e porque o dia estava convidativo, preparámos as nossas bicicletas e fomos percorrer a cidade e a ciclovia junto ao canal de S. Roque (o pai com um gémeo, a mãe com o outro e o nosso filho mais velho a acompanhar lindamente na sua bicicleta!). Para os menos prevenidos é sempre possível  recorrer a uma das várias BUGA's (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) disponibilizadas na cidade.




Após o almoço partimos em direção à Serra do Buçaco, mais propriamente à Mata Nacional do Buçaco. Esta mata, mandada construir pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII, é uma área protegida onde podemos encontrar espécies vegetais oriundas de diferentes regiões do globo, algumas delas de tamanho impressionante. A entrada na mata, em horário nobre, obriga ao pagamento de uma pequena "portagem".




No "coração" da Mata do Buçaco existe um dos mais belos edifícios neomanuelinos de Portugal, o Palácio Real. Mandado construir pelo rei D.Carlos I, como pavilhão real de caça, entre 1888 e 1907, este palácio é uma homenagem à Epopeia dos Descobrimentos Portugueses, facto bem visível em imensos apontamentos decorativos do edifício. É considerado um imóvel de interesse público, desde 1996, dado o elevado valor arquitectónico, histórico e paisagístico do mesmo. O Hotel Palace do Bussaco, um dos mais reputados hotéis históricos a nível mundial, está actualmente instalado neste edifício.



Não resistimos, pois, em percorrer toda a envolvente do palácio, bem como os belos e bem cuidados jardins exteriores.





Caminhámos, ainda, até às Portas de Coimbra, por entre densa vegetação...



















...e conhecemos o Vale dos Fetos e os seus lagos.






Houve tempo, também, para subirmos até ao Miradouro da Cruz Alta, a 547m de altitude, onde é possível avistar o oceano atlântico (a oeste), a Serra da Estrela (a sudeste) e a Serra do Caramulo (a nordeste).

Seguimos, no final da tarde, em direcção ao Luso, uma vila conhecida pela pureza das suas águas termais.






Bem no centro da vila existe a Fonte de São João, uma água de nascente de origem superficial, que abastece toda a vila do Luso. Como as nossas reservas de água estavam em baixo, aproveitamos para encher algumas garrafas deste precioso líquido. Esta água não tem qualquer relação com a famosa Água Mineral Natural de Luso engarrafada, sendo esta obtida em profundidade, em plena Serra do Bussaco, depois de anos de filtragem da água da chuva e armazenamento desta em aquíferos ricos em quartzitos.


















Com a chegada da noite dirigimo-nos ao parque de campismo do Luso, onde pernoitámos.


4º DIA: CARAMULO - SEIA - GOUVEIA
Acordamos com bastante sol e algumas nuvens. O parque de campismo do Luso localiza-se numa área de pinhal muito tranquila e dispõe apenas de condições mínimas para autocaravanismo. Existe uma vasta área relvada, que os miúdos souberam aproveitar para correr e brincar, e um pequeno parque infantil.

































Ainda durante a manhã partimos rumo à bela Serra do Caramulo. Após uma breve visita ao centro da vila optamos por seguir (e subir) até ao Caramulinho, o ponto mais alto e importante da Serra do Caramulo, situado a 1075 metros de altitude, onde parámos para almoçar, rodeados de uma maravilhosa paisagem serrana.
















Após o almoço seguimos em direcção à Serra da Estrela. Durante a viagem fomos forçados a um pequeno desvio, até à vila de Nelas, para abastecimento de gás, uma vez que a companhia de aluguer, por lapso, não provisionou devidamente a autocaravana. Depois de resolvida esta questão regressámos à estrada, com destino a Seia.
















Após um agradável passeio pela cidade de Seia, e um bom lanche, resolvemos tentar a subida à Torre. Foi possível transitar até avistarmos Sabugueiro, conhecida com a aldeia mais alta de Portugal, mas aí fomos forçados a parar devido à intensa queda de neve. Foi uma delícia para todos ver e sentir a neve!
















Fomos forçados a regressar a Seia, com a neve a acumular-se por todo o lado e as condições de circulação a deteriorarem-se a cada minuto!
















Devido à escassez de áreas de pernoita na região de Seia, decidimos continuar até ao Camping Quinta das Cegonhas, em Nabaínhos (Gouveia), para uma noite de absoluto sossego num ambiente tipicamente campestre.

5º DIA: GOUVEIA - MANTEIGAS - TORRE - COVILHÃ - BELMONTE
Acordamos debaixo de um céu nublado, mas com esperança de conseguirmos subir à Torre. Na Quinta das Cegonhas o ambiente era de tranquilidade absoluta.
















Depois de efectuados os despejos e o abastecimento de água, partimos rumo ao ponto mais alto de Portugal continental, via Manteigas. A estrada já estava desimpedida de neve e, assim, foi possível seguir por entre a belíssima paisagem serrana.



















Quando começámos a descer em direcção a Manteigas ficamos completamente rendidos com a paisagem. A vista para o magnífico Vale Glaciar do rio Zêzere e para a vila de Manteigas é extraordinária!!



















Almoçamos em Manteigas, com vista para o rio Zêzere, e daí seguimos pelo vale glaciar, percorrendo um dos troços mais espectaculares de estrada de toda a Serra da Estrela.



































O vale glaciar do Zêzere é um local de grande interesse geológico. Com a sua forma perfeita em "U", é um dos maiores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares e é o maior vale glaciar da Europa, com 13 km de extensão!










É indescritível a beleza desta estrada, que culmina com outro local de paragem obrigatória, o Covão d' Ametade, onde se inicia o vale.

































Continuámos a subir, rodeados de paisagem de enorme beleza, até atingirmos a Torre. O cenário é grandioso!!


















A subida à Torre decorreu sem sobressaltos. O ponto de maior altitude da Serra da Estrela, e também de Portugal Continental (1993m), é um local que se encontra no limite de freguesias dos municípios de Seia, Manteigas e Covilhã! Aqui havia neve, muita neve, tal como pretendíamos no início desta viagem! Apesar do frio e do vento, brincámos imenso com os miúdos, que estavam todos entusiasmados!
















Com o final da tarde em perspectiva, iniciámos a descida em direcção à Covilhã, com passagem pelo Covão do Boi, onde é possível ver a Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores, esculpida em baixo relevo na rocha, com mais de 7 metros de altura!


















A descida foi tranquila e sempre acompanhada pela magnífica paisagem...





















Quando chegámos à cidade da Covilhã, aproveitámos para fazer umas compras no Serra Shopping. Daqui  partimos para Belmonte, onde pernoitámos, no parque de estacionamento junto ao posto de GNR.

6ªDIA: BELMONTE - GUARDA - TRANCOSO - MÊDA
O dia nasceu solarengo e com uma visita ao belo centro histórico de Belmonte, incluindo o seu belo castelo.

















Seguimos viagem para a cidade da Guarda, onde almoçámos.
De tarde, desfrutámos do agradável Parque Polis (Parque Urbano do Rio Diz)... uma loucura para as crianças!! Neste parque não faltam condições e infraestruturas para passar umas boas horas em família... gratuitamente! Além disso há uma área de serviço para autocaravanas bem perto!


















A meio da tarde seguimos para Trancoso, onde procurámos as famosas Sardinhas Doces, um doce conventual que dificilmente vamos esquecer. Reza a lenda que esta deliciosa iguaria terá sido servida no casamento real de D. Dinis com D. Isabel, no século XIII. Aproveitámos, ainda, para uma breve visita ao centro histórico, rodeado pelas suas muralhas e castelo.



























No final do dia chegámos a Mêda, uma bonita cidade serrana, rodeada de belas paisagens. Pernoitámos no Parque de Campismo Municipal de Mêda, um local muito agradável e com excelentes condições.

















7º DIA: MÊDA - VILA NOVA DE FOZ CÔA - TORRE DE MONCORVO - MACEDO DE CAVALEIROS (BARRAGEM DO AZIBO) - BOTICAS (por Valpaços e Chaves)
Saímos de Mêda logo pela manhã em direção a Vila Nova de Foz Côa, conhecida pelas suas famosas gravuras rupestres. Seguimos em direção ao moderno Museu do Côa, onde pudemos contemplar a belíssima paisagem do Douro Vinhateiro a partir do seu miradouro. É neste local que o rio Côa conflui com o rio Douro. A visita ao museu teve de ser adiada, atendendo a que a visita ao museu e  às gravuras não é adequada a crianças pequenas.




















Seguimos mais para Norte, em direcção a Torre de Moncorvo, onde almoçamos. Aproveitamos para conhecer o centro histórico de vila e a Igreja Matriz que é, simultaneamente, Património Nacional e o maior templo religioso da região de Trás-os-Montes. Também comprámos a típica doçaria de Moncorvo, à base de amêndoa, como não poderia deixar de ser!







































A viagem continuou até Macedo de Cavaleiros, onde visitámos a Barragem do Azibo.









































Por fim, seguimos para Boticas, passando por Valpaços e Chaves. Passamos a última noite desta aventura no Parque de Campismo de Boticas.























No dia seguinte regressámos a casa plenamente satisfeitos com estas férias. Dias bem passados em família, com todas as condições de conforto, paisagens naturais magníficas, neve, locais repletos de história, excelente gastronomia...e tudo isto cá dentro... em Portugal... um país lindo, que vale a pena conhecer!

6 comentários:

  1. Excelente ideia passar as ferias levando uma auto-caravana certamente dá para desfrutar muito mais da natureza e para os teus filhos deve ser uma loucura essa aventura eu que sou adulta adorava embarcar numa aventura assim.Adorei as paisagens e também conhecer mais um pouco do nosso pais com tu dizes é lindo beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que, de autocaravana, contactamos muito com a natureza! Levas o conforto de casa para todo o lado... Abres a porta e estas sempre em sítios diferentes! Os miúdos adoram porque não há monotonia e há sempre espaço para ir a um parque infantil, para andar de bicicleta ou simplesmente brincar ao ar livre! Ao mesmo tempo vão contactando com o mundo que os rodeia e aprendem a admirar e respeitar o que vêem. Muito obrigada pelo teu comentário. Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. O interior de Portugal é lindíssimo, temos de aproveitar as maravilhas que este país oferece! Muito obrigada pelo teu comentário! :-)

      Eliminar
  3. Olá boa noite. Estamos em Manteigas em uma autocaravana . Vocês encontram lugar para limpeza da autocaravana em Manteigas? Obrigadinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Lamentavelmente só vi agora a sua mensagem. Espero que tenha conseguido encontrar o que procurava.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...