segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ILHA DA MADEIRA 2016 (1º Dia): Funchal - Pico dos Barcelos - Câmara de Lobos - Cabo Girão - Praia Formosa


Com a distinção de Melhor Destino Insular do Mundo em 2015 e Melhor Destino Insular da Europa pela terceira vez em 2016, a Madeira continua a somar prémios, com todo o mérito!
Imaginar uma ilha portuguesa, de origem vulcânica, em pleno Oceano Atlântico, com excelente gastronomia, um clima ameno todo o ano, paisagens deslumbrantes entre o mar e a montanha, e muito mais... é vislumbrar algo único!

Este ano decidimos passar 7 dias na ilha da Madeira, entre 23 e 30 de Agosto. A grande expectativa inicial foi superada, largamente. Simplesmente adorámos!

Nos próximos dias vou partilhar aqui as experiências e aventuras que passámos nesta ilha com os nossos 3 filhos (o mais velho com 8 anos e os mais novos com 4 anos)...

Para quem conhece, é sempre bom recordar. Para quem não conhece... fica a ideia para uma futura visita!


FUNCHAL
Pela manhã de dia 23 de Agosto de 2016, aterramos no Aeroporto da ilha da Madeira. A paisagem era linda, com as Ilhas Desertas bem visíveis na linha do horizonte. O céu estava totalmente limpo e a temperatura mesmo agradável!

Após recolhermos o carro de aluguer que nos acompanhou para todo o lado nestas férias, seguimos para o alojamento escolhido, situado num condomínio luxuoso, a poucos minutos do centro do Funchal, com uma vista deslumbrante sobre a cidade.

Vista sobre o Funchal a partir do nosso alojamento
























MIRADOURO PICO DOS BARCELOS
Logo após o almoço, partimos em direção ao Pico dos Barcelos, um miradouro que fora recomendado por um amigo e que, de fato, é imperdível! A partir daqui é possível contemplar uma panorâmica deslumbrante sobre a baía e a cidade do Funchal com as Ilhas desertas em segundo plano.
Existe, aqui, um pequeno bar, onde é possível degustar um café ao mesmo tempo que se parecia esta vista majestosa!

Vista sobre o Funchal a partir do Miradouro Pico dos Barcelos

Vista sobre o Funchal a partir do Miradouro Pico dos Barcelos

Daqui seguimos para Câmara de Lobos.



CÂMARA DE LOBOS
Câmara de Lobos é uma tradicional vila piscatória próxima do Funchal, com uma baía lindíssima.

Baía de Câmara de Lobos vista a partir do Pico das Torres

Subimos ao Pico das Torres para contemplar melhor a vila. Daqui é bem visível o Ilhéu (e os seus jardins), anteriormente rodeado pelo mar, agora ligado à costa (após um desabamento do Pico das Torres). 

Jardins do Ilhéu, em Câmara de Lobos



























Avistamos, também, a zona costeira à esquerda, com a praia Formosa bem visível...

Vista do Pico das Torres, para a Praia Formosa























E a zona costeria à direita, em direção ao Cabo Girão...

Vista panorâmica do Pico das Torres em direção ao Cabo Girão, onde são visíveis as culturas da famosa banana da Madeira























As culturas de banana são uma constante nas paisagens da ilha, ou não fosse este fruto um dos ex-libris da Madeira.

Daqui seguimos para o cabo Girão.



CABO GIRÃO
O Cabo Girão constitui o maior promontório da Europa, com 580m de altura! Em Setembro de 2014 foi classificado pela revista Condé Nast Traveler como o quinto penhasco mais incrível do Mundo! O que não admira!
O seu miradouro é famoso pela sua plataforma suspensa de vidro, com vista vertiginosa sobre as fajãs (terrenos planos, cultivados, de pequenas dimensões, situados à beira mar e formado pelos materiais desprendidos da encosta).

Plataforma suspensa de vidro no Cabo Girão, a 580m de altitude!


Plataforma suspensa de vidro no Cabo Girão, com vista para as suas belíssimas fajãs!


Fajã do Rancho avistada a partir do Cabo Girão


Vista panorâmica a partir do Cabo Girão em direção a Câmara de Lobos

Outrora só acessíveis por barco, actualmente é possível descer às fajãs do Rancho e do Cabo Girão pelo Teleférico das Fajãs do Cabo Girão "Rancho" (construído inicialmente para servir de meio de transporte dos agricultores para os campos agrícolas aí existentes), mas como estava a entardecer decidimos apenas apreciar a paisagem.

Teleférico das Fajãs do Cabo Girão "Rancho"


PRAIA FORMOSA
Com o dia a terminar, regressamos ao Funchal pela praia Formosa, a maior praia pública da região, onde demos o nosso primeiro de muitos mergulhos no mar da Madeira! Trata-se de uma praia de areia e calhaus rolados, de coloração condizente com a natureza vulcânica da ilha. Bastante frequentada por locais, e não tanto por turistas, a praia Formosa é vigiada e tem todas as habituais infraestruturas de apoio. O mar é cristalino e a temperatura da água uma delicia!!!



Clique aqui para ver o segundo dia na Madeira...

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...