domingo, 23 de outubro de 2016

ILHA DA MADEIRA 2016 (3º Dia): São Vicente (Grutas e Centro de Vulcanismo) - Miradouro Véu da Noiva - Seixal - Porto Moniz (Piscinas naturais) - Miradouro Achadas da Cruz - Calheta










































Terminado o segundo dia na costa norte da ilha da Madeira (para visualizar clique aqui), decidimos começar o terceiro dia também na costa norte, mais propriamente em São Vicente.


SÃO VICENTE

O dia amanheceu cinzento e com alguns chuviscos. A partir de Ribeira Brava, percorremos a estrada que atravessa a ilha até chegar ao belíssimo vale de São Vicente, vila famosa pelas suas Grutas e Centro de Vulcanismo.
As Grutas de São Vicente formaram-se na sequência de uma erupção vulcânica em Paúl da Serra, há cerca de 890 mil anos. A zona exposta a temperaturas mais baixas, na superfície, solidificou rapidamente, enquanto no interior continuou a escorrência de lava e gases, originando a formação tubos de lava no subsolo (as grutas que podemos percorrer hoje). 

Vale de São Vicente junto ao parque de estacionamento das Grutas e Centro de Vulcanismo.
























Entrada para as Grutas de São Vicente
























A visita guiada começou nas Grutas de São Vicente, onde pudemos ver estalactites de lava e acumulações de lava solidificada, em tubos de lava, assim como pequenos lagos de água transparente, num percurso misterioso e invulgar, artificialmente iluminado. É esta fonte de luz, aliás, que suporta a existência de pequenas plantas neste local. 

Tubo de lava (agora solidificada) nas Grutas de São Vicente
























Tubo de lava - Grutas de São Vicente







































Lago transparente nas Grutas de São Vicente
























No final da visita às grutas acedemos ao Centro de Vulcanismo, um espaço que permite, através de exposições e apresentações audiovisuais (que os miúdos adoraram!), aprender um pouco mais sobre vulcões e dinâmica da Terra, assim como sobre a história destas grutas e da formação do Arquipélago da Madeira.
Sem dúvida, muito interessante!

Jardins envolventes das Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente























Terminada a visita, dirigimo-nos para o Sítio do Calhau, junto à costa, ainda em São Vicente, onde nos informaram haver  muitos locais para almoçar. Foi aqui que degustámos o famoso Picadinho (ou Picado Regional) da Madeira. 
Antes de partir ainda passámos junto à Capela de São Vicente, na foz da ribeira, construída no século XVII, no interior de um rochedo de basalto onde, segundo a lenda, São Vicente apareceu.

Vale de São Vicente, junto à costa
























No final do almoço continuámos pela costa norte em direção a oeste, por entre túneis que actualmente evitam os precipícios da antiga estrada regional. São visíveis muitos troços dessa estrada, entretanto encerrada, que permitem imaginar a beleza e a perigosidade de circular em vias tão difíceis.
O miradouro do Véu da Noiva, antes de chegar a Seixal, foi paragem obrigatória!



MIRADOURO DO VÉU DA NOIVA

O Miradouro do Véu da Noiva permitiu-nos aceder a uma das mais emblemáticas paisagens da Madeira. A partir deste miradouro é possível ter uma agradável perspectiva da costa Norte da ilha, embelezada por uma cascata que, pela sua aparência, é conhecida como Véu da Noiva. Esta cascata jorra em direção ao mar por cima da antiga estrada regional, agora interdita por razões de segurança.

Cascata Véu da Noiva a partir do miradouro com o mesmo nome.







































Continuando pela estrada junto à costa, seguimos para Seixal.


SEIXAL

Situado entre São Vicente e Porto Moniz, Seixal merece, sem dúvida, mais uma paragem.

Vista sobre Seixal

Seixal tem uma bonita praia de areia preta (fina), assim como uma piscina natural cheia de peixes, que convidava a um mergulho, não fosse a chuva continuar a cair...

Praia em Seixal


Piscina natural do Seixal
















A vista para o Véu da Noiva e costa norte envolta em neblina era soberba!


Vista para a costa Norte (e para o Véu da Noiva) a partir de Seixal
























Retomando a estrada continuámos para Porto Moniz.


PORTO MONIZ

O grande propósito da nossa visita a Porto Moniz foi experimentar as suas famosas piscinas naturais, mas a chuva insistiu em cair e tivemos de ficar pela simples contemplação. Estas piscinas são formadas por rocha vulcânica e naturalmente inundadas pelo mar, criando uma excelente zona para banhos.
Piscinas naturais de Porto Moniz
























Piscinas naturais de Porto Moniz





Desde Porto Moniz, subimos por uma estrada em espiral e encontrámos o Miradouro da Santa, que nos proporcionou uma espectacular perspectiva sobre Porto Moniz e as suas piscinas naturais, assim como o Ilhéu Mole.


Vista de Porto Moniz (com as suas piscinas naturais) e do Ilhéu Mole vista a partir do Miradouro da Santa
























Continuámos em direção a Achadas da Cruz, por uma estrada linda, com troços de floresta exuberante, não pertencesse esta zona à Costa da Laurissilva, uma importante mancha florestal da ilha da Madeira, reconhecida pela UNESCO como Património Mundial Natural e pertença bio-cultural da humanidade.



MIRADOURO DE ACHADAS DA CRUZ

A passagem pelo Miradouro de Achadas da Cruz foi muito breve, pois a chuva estava imparável. Ainda assim conseguimos ter uma rápida perspectiva da bela fajã de Achadas da Cruz e do seu teleférico (com um declive incrível!). Este local situa-se na transição entre a costa norte e a costa sul da ilha da Madeira.
Miradouro de Achadas da Cruz, vista para a fajã... e teleférico!














Continuando a estrada para sul, ficámos agradavelmente surpreendidos com uma melhoria rápida do clima. Subitamente a chuva parou e havia sol!!
Ainda fizemos uma pequena paragem em Jardim do Mar, uma vila pitoresca à beira mar, conhecida em todo o mundo por ser o melhor spot para a prática de surf na Madeira, mas foi em Calheta que decidimos passar o final do dia.


CALHETA

Calheta encantou os miúdos, no final de um dia tão chuvoso, quando fomos presenteados com muito sol, calor e duas praias protegidas, de areia dourada (artificiais)!

Praia da Calheta

























A água do mar estava uma delícia!
O final de tarde foi tão agradável que ficámos na praia até o sol se pôr!

Pôr-do-sol em Calheta



Clique aqui para visualizar o 4º dia na Madeira...

2 comentários:

  1. Bem, vou ter que voltar à Madeira uma 3.ª vez, estou a ver que há muita coisa que deixei por ver!
    Alberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Com certeza foi vista muita coisa mas a Madeira é um destino tão rico que não conseguimos conhecer tudo em poucos dias. Facilmente encontramos motivos para lá voltar! Fico contente por serem encontrados aqui alguns! :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...