sábado, 15 de julho de 2017

Bolo para primeira comunhão decorado com hóstias e um terço / First communion cake with hosts and rosary decor




Quando decidi criar um bolo para primeira comunhão, comecei por pesquisar algumas ideias. Por um lado desejava encontrar uma ideia diferente das mais tradicionais, com tons claros (preferencialmente cinza/prateado e branco); por outro lado pretendia que fosse uma ideia simples, bonita e fácil de concretizar.
Para começar, decidi que a massa do bolo seria tipo pão-de-ló... bem fofinho! Queria um bolo com forma redonda e alta, bem ao estilo vintage, pelo que, para facilitar o processo, confeccionei três bolos tipo pão-de-ló (pode consultar a receita aqui), com cerca de 4cm cada um, em vez de fazer um bolo alto e dividir em três partes.
O recheio escolhido foi amêndoa laminada (levemente triturada para ser mais fácil detetar e saborear) e doce de ovos (confecionado de acordo com a receita que já partilhei aqui). Distribuí este recheio entre as três camadas de bolo, dispostas sobre uma base para bolos prateada. O exterior do bolo foi integralmente coberto com uma camada fina de doce de ovos (sem amêndoa) para conseguir aplicar e fixar a decoração final do bolo. Foram necessárias 10 gemas de ovos para fazer todo o doce de ovos.




A decoração do bolo foi modelada com massapão (comprado numa loja de materiais e ingredientes para bolos), em forma de hóstias, para tentar reproduzir  um bolo semelhante ao que encontrei na internet. Finalizei a decoração dispondo pérolas de confeitaria prateadas que deram forma a um terço sobre o bolo. O bolo que serviu de inspiração foi concretizado com pasta americana branca mas fiz questão de fazer com massapão para manter a combinação do sabor da amêndoa com o doce de ovos. E resultou! Para quem gosta de massapão como eu... o sabor ficou soberbo!




























5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este bolo alem de ter uma decoração muito bonita,estava delicioso ainda me lembro do seu paladar😊

    ResponderEliminar
  3. Decoração especial à ocasião e sem dúvida muito bonita,pelo o aspeto só da vontade de comer certamente deve ser delicioso parabéns bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Optei por esta decoração por ser simples, diferente e adequada ao tema! Gostei muito do resultado, acho que ficou muito bonito e delicioso!... :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...