Em Portugal, a ocorrência de neve é sempre motivo de grande entusiasmo e notícias nos media. A possibilidade de ocorrência de neve em vários pontos do país motivou, este fim de semana, a nossa visita à Serra do Gerês... e conseguimos encontrá-la!
Na Mata da Albergaria o cenário foi idílico, quase mágico! A neve caía lentamente, cobrindo de branco toda a paisagem! Parecia uma floresta encantada! As imagens falam por si...
Para quem não conhece, esta mata constitui um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês (no Norte de Portugal) e é constituída, predominantemente, por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e flora geresianas. A baixa presença humana contribuiu para manter o equilíbrio do seu ecossistema quase intacto, cuja riqueza e variedade contribuíram para ser classificada Reserva Bioenergética do Continente Europeu pelo Conselho da Europa e como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural nos termos do Plano de Ordenamento do Parque.
No sentido da sua preservação, e dada a elevada afluência de turistas, principalmente nos meses de verão, existe um conjunto de normas que se aplicam às vias de acesso e circulação na Mata da Albergaria que podem ser consultadas aqui.
Para chegar a este lindíssimo local siga a estrada que liga Vila do Gerês (Portugal) a Lobios (Espanha). Antes de chegar à fronteira terá a sensação que passou por um local único... e vai, de certeza, querer voltar!
