domingo, 28 de fevereiro de 2016

Mata da Albergaria com neve / Albergaria woods with snow (Gerês-Portugal)




Em Portugal, a ocorrência de neve é sempre motivo de grande entusiasmo e notícias nos media. A possibilidade de ocorrência de neve em vários pontos do país motivou, este fim de semana, a nossa visita à Serra do Gerês... e conseguimos encontrá-la!
Na Mata da Albergaria o cenário foi idílico, quase mágico! A neve caía lentamente, cobrindo de branco toda a paisagem! Parecia uma floresta encantada! As imagens falam por si...












Para quem não conhece, esta mata constitui um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês (no Norte de Portugal) e é constituída, predominantemente, por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e flora geresianas. A baixa presença humana contribuiu para manter o equilíbrio do seu ecossistema quase intacto, cuja riqueza e variedade contribuíram para ser classificada Reserva Bioenergética do Continente Europeu pelo Conselho da Europa e como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural nos termos do Plano de Ordenamento do Parque.
No sentido da sua preservação, e dada a elevada afluência de turistas, principalmente nos meses de verão, existe um conjunto de normas que se aplicam às vias de acesso e circulação na Mata da Albergaria que podem ser consultadas aqui.
Para chegar a este lindíssimo local siga a estrada que liga Vila do Gerês (Portugal) a Lobios (Espanha). Antes de chegar à fronteira terá a sensação que passou por um local único... e vai, de certeza, querer voltar!


4 comentários:

  1. PNPG é realmente uma pérola a norte do nosso país ainda hoje estivemos em S.Antonio de Mixoes da Serra, Brufe, barragem de Vilarinho das Furnas, parque de campismo da Cerdeira, Campo Gerês, Águas do Fastio, Terras de Bouro avistamos a neve nos cumes e cordilheiras que ladeiam todo o percurso. Passeio verdadeiramente avassalador para a vista e para a alma. Esta pérola é nossa e tal como uma joia tem que ser protegida com amor eterno. Amo o Gerês.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...