quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pataniscas de bacalhau no forno / "Pataniscas de bacalhau" in the oven
















As pataniscas de bacalhau são uma delícia da gastronomia portuguesa, que consiste em pedaços de bacalhau desfiados ou lascados, envolvidos num polme à base de farinha de trigo e água, tradicionalmente fritos às colheradas.
A preocupação crescente com uma alimentação saudável tem originado um afastamento destas iguarias para evitar o consumo de fritos. Como em casa todos gostamos muito de pataniscas de bacalhau decidi experimentar confecioná-las no forno em vez de fritar. 
Confesso que ficam um pouco mais secas, mas o sabor é igualmente bom e é sem dúvida uma opção mais saudável. 
Se também deseja experimentar e já sabe fazer pataniscas, siga a sua receita como habitualmente, com exceção da fritura. 
Se necessita de uma receita deixo aqui a minha sugestão:


Ingredientes (para aprox. 10 pataniscas médias):
bacalhau lascado já demolhado (aprox. 1 posta)
cebola picada (meia)
ovos inteiros (2 a 3)
salsa picada
farinha de trigo (aprox. uma chávena)
água (aprox. 1/4 de chávena)
sal fino (uma pitada, sendo opcional)

Preparação:
Comece por lascar o bacalhau em pequenos pedaços (não costumo desfiar demasiado para se sentir melhor o bacalhau). Para facilitar este processo, o bacalhau pode ser cozido previamente - pode fazê-lo rapidamente no microondas, colocando o bacalhau num prato com um pouco de água no fundo, coberto com uma tampa apropriada e aquecendo uns minutos.
Colocar o bacalhau lascado num recipiente. Adicionar a cebola picada, os ovos, a salsa picada, a farinha, a água e, opcionalmente, o sal. Misturar bem todos os ingredientes, até obter uma massa mole mas com consistência para ser cozinhada às colheradas (equilibre a consistência adicionando um pouco mais de farinha ou de água, conforme o caso, pois as quantidades dependem muito dos restantes ingredientes).




Colocar uma folha de papel vegetal sobre um tabuleiro ou outro recipiente que possa ir ao forno. Colocar porções do preparado às colheradas devidamente afastadas para não se unirem.
















Levar ao forno cerca de 10-15minutos, a cerca de 200ºC e vigiando sempre. 
Nota: A meio da cozedura, quando estiverem um pouco alouradas por cima, virar as pataniscas para alourarem também na outra face. Nesta altura podem, opcionalmente, ser pinceladas com um pouco de azeite para dar um pouco de brilho (ficam sequinhas na mesma). 
Retirar do forno logo que cozidas e alouradas dos dois lados, para não secarem demasiado. Retirar do tabuleiro e servir.
















Sugestão: acompanhar com arroz solto de tomate e salsa.
Bom apetite!
















Já experimentou? Como ficaram as suas pataniscas no forno?



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...